terça-feira, 24 de agosto de 2010

Bienal do Livro 2010





Costumo frequentar a Bienal do Livro há muito tempo. E esse ano somente pude visitar a feira na última sexta feira (20/08). Mas ao contrário das outras vezes, não conferi a programação e praticamente "cai de pára-quédas" no evento.

O grande diferencial desta Bienal foi a presença maciça de e-books, dos mais variados tipos e marcas. A tecnologia realmente vem tomando espaço e o número de visitantes nos estandes desses equipamentos era muito grande.

Como sempre, marquei presença no estande da loja Comix, que estava oferecendo 20% de desconto sobre o preço de capa de algumas HQ´s. Então não resisti e comprei um encadernado que venho desejando há muitos anos: Demolidor: O Homem Sem Medo. Trata-se de uma edição especial que reúne os números 1 a 5 da mini-série do mesmo título, publicada pela primeira vez em 1994 (nos E.U.A.) e republicada diversas vezes, inclusive aqui no Brasil, pela Editora Abril. 




Mas nem tudo são flores. Percebi que essa nova edição da Panini tem alguns problemas na adaptação/tradução, que ficou a cargo de Jotapê Martins e Fernando Lopes. Por exemplo: o nome da personagem no original é Daredevil, uma palavra que não possui tradução exata para o português, mas que significa audacioso, ousado, aventureiro. Na página 150, há um jogo de palavras com o termo demônio (devil, em inglês) quando Larks diz (na versão original): "Who the hell are you?!?", ou "Quem diabos é você?!?", Matt responde: "Call me Daredevil", ou "Me chame de Daredevil". Esse é um momento de clímax na história, porque é nele em que  Matt escolhe seu "nome de guerra". O jogo de palavras  torna o diálogo muito interessante.  


É claro que, pela adaptação do nome do herói no Brasil não seria possível manter o sentido original do diálogo, mas os tradutores poderiam muito bem ter preservado a pergunta de Larks na sua forma original e fugir do clichê "Quem é você?", como consta no encadernado... Hoje as pessoas dominam melhor o inglês e, sobretudo, tem maior contato com o material americano por causa da internet, de modo que essas falhas na adaptação não passam despercebidas. Os fãs do demônio com certeza conhecem seu nome original e obviamente iriam gostar muito desse trecho da mini, caso o sentido das frases não fosse perdido. Agora entendo porque muita gente critica o trabalho do Jotapê... essas escolhas erradas não são próprias de alguém que acompanha os quadrinhos há tantos anos.

Mas enfim, de volta ao assunto, aproveitei a oportunidade para completar minha coleção de mini-pockets de Shakespeare da editora LPM. Aliás, essa editora tem o mérito de conseguir lançar, com sucesso, uma série de clássicos da literatura universal num formato bastante acessível e que hoje alcança a impressionante marca de 900 títulos já publicados.

E quando eu achava que já não haveria mais nenhuma novidade, passei pelo estande da Panini e lá pude observar uma pequena fila no corredor, na parte lateral. De longe, pude notar que havia uma mesa com três pessoas desenhando, mas não pude identificá-las por causa dos visitantes que estavam à minha frente. Aos poucos eu consegui me aproximar e reparei em alguém que eu achava já ter visto na net. Passei a observar então os desenhos que os caras estavam fazendo e, pelo traço, identifiquei um deles, mas, só para ter certeza, vi o crachá de identificação, onde estava escrito "Ivan Reis"



 Siiiiiimmmmmmm! Eu tive a sorte de ir à Bienal justamente no dia em que o desenhista Ivan Reis participou de algumas atividades no estande da Panini. Imediatamente, entrei no estande e procurei uma revista do Lanterna Verde para comprar e pedir autógrafo, mas só achei a edição # 0 da Noite Mais Densa. Peguei dois exemplares (um para meu amigo e sócio), mas a fila do caixa era gigantesca. Pedi então para minha namorada guardar um lugar na outra fila onde o pessoal estava conversando com o Ivan Reis. Pouco depois, ela retornou para me dizer que o bate-papo com os desenhistas estava sendo encerrado e somente as pessoas que já estavam na fila poderiam conseguir autógrafos. Nesse momento eu fiquei muuuuuuiiiiiiiiito frustrado. É claro que, seu eu soubesse que o Ivan iria naquele dia, teria ido logo para o estande da Panini e reservado meu lugar mas, como cometi o erro de não ver a programação, fiquei bastante chateado. 



Então tive a ideia de pedir a um dos expositores da Panini que conseguisse apenas os autógrafos nas edições que eu iria comprar. Os caras da Panini foram muito legais e levaram os exemplares para serem autografados e eu ainda pude falar à distância e brevemente com o Ivan. Ao lado dele estavam os arte-finalistas Joe Prado e Oclair Albert. Para quem não os conhece, é possível ler a respeito desses grandes profissionais brasileiros aqui e aqui. Não achei nenhuma biografia do Oclair na net, mas sei que ele é responsável pela arte-final da série A Noite Mais Densa e que já foi indicado ao prêmio Eisner por seus trabalhos. 


Quando Joe Prado me passou as revistas autografadas, ele também brincou e perguntou se eu iria colocar aquelas revistas no e-bay. Eu respondi que não, porque elas eram inestimáveis. E são mesmo! Não é qualquer dia que se consegue um autógrafo de três dos melhores artistas de quadrinhos da atualidade. E com certeza, elas serão uma feliz lembrança para o resto da minha vida.



Passado o deslumbramento com meu autógrafo personalizado, pude observar que a Panini montou um estande muito legal, com um espaço onde estava um batmóvel e grandes pôsteres da batcaverna mostrada em Silêncio (Hush) e da capa da primeira edição do arco de Jeph Loeb e Jim Lee, além de outros pôsteres menores de artistas diversos.




E assim encerrei minha visita com um saldo mais que positivo. Agradeço muito ao pessoal do estande da Panini e ao Ivan Reis, Joe Prado e Oclair Albert. Desejo boa sorte a esses grandes brasileiros e exímios profissionais. Muito obrigado pessoal!

Um comentário:

  1. Ótima postagem, Edson!
    Sobre o trocadilho de palavras de Daredevil... realmente é uma pena! O clímax foi totalmente perdido!!! :(

    E que história para os netinhos, hein??? Coloque as revistas no E-bay, pô!!! Valem agora zilhões!!! Kkk... Brincadeira!!! Kkk... Grande abraço!!!

    ResponderExcluir